Em nova fase, obras na Rua Velosa de Baixo seguem com pavimentação

 

Prosseguem em ritmo acelerado as obras na Rua Velosa de Baixo, no bairro Malhado. A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura, vem trabalhando de maneira intensiva no local visando resolver um dos maiores problemas de saneamento básico do bairro e melhorar a qualidade de vida dos moradores locais. Iniciada há pouco mais de um mês, a obra é resultado de uma parceria entre o governo municipal e a Embasa.

 

O titular da pasta, Angelito Dias, visitou novamente o local e acompanhou os serviços que de acordo com ele já estão em fase avançada. A primeira etapa consistiu na elaboração de projeto para a criação de uma rede de drenagem pluvial, e em seguida a Embasa iniciou a vistoria e o desentupimento da rede de esgotos, através de bombeamento com equipamento de desobstrução de rede de drenagem. Nesta segunda fase, homens da secretaria, após a construção da rede pluvial, iniciaram a pavimentação de paralelepípedos em toda a extensão da rua, no sentido de evitar o entupimento da rede com areia e outros materiais.

 

Esta segunda fase inclui ainda a construção de caixas de passagem, que auxiliam a passagem das águas pluviais. Ainda de acordo com Angelito Dias Filho são frequentes os alagamentos causados, em sua grande maioria, pelas ligações de esgotos na rede de águas pluviais e vice-versa, provocando os entupimentos. “Esperamos resolver de forma definitiva essa situação que causa, há muitos anos, muitos transtornos para os moradores dessa rua”, afirmou o secretário Angelito Dias. A obra é realizada com recursos próprios.

Explica o secretário Angelito Dias, que inicialmente somente seria realizada as obras de saneamento, com a reforma e construção das redes de aguas pluviais, por parte da prefeitura, e a rede de esgotos, a cargo da Embasa, porém o prefeito Newton Lima autorizou a execução completa da obra, que incluiu a pavimentação a paralelepípedos e colocação de meios-fios. “Com essa providência adotada pelo prefeito os moradores daquela rua foram beneficiados e estarão livres dos riscos de acometimento de doenças, causadas, sobretudo, pela convivência com o esgoto a céu aberto”, ressaltou Angelito.